Escritório de Projeto

05ar
06ar
04ar
ESCRITÓRIO DE PROJETO
COMERCIALIZAÇÃO, ORÇAMENTO DO PREÇO DO PROJETO, E GESTÃO
Ministrado por Prof. Dr. Arq. Walter Maffei

Benefícios do curso

– Hospedado em uma das mais modernas plataformas de ensino EAD da atualidade.
– Professor-tutor com mais de 30 anos de experiência profissional e acadêmica.
– Acesse as aulas no momento que quiser, quantas vezes quiser (não há horários pré-definidos).
– Esclareça suas dúvidas diretamente com o Professor-Tutor com o auxílio de ferramentas interativas.
– Amplie sua rede de contatos interagindo com alunos de todo o Brasil e exterior.

Objetivo

O curso tem por objetivo divulgar a Metodologia do Maffei de Gestão Empreendedora do Escritório, para dar ao profissional de projeto uma sólida formação em práticas de gestão na prestação de serviços de arquitetura, engenharia e design de interiores, aplicando os conhecimentos práticos de como: Atuar no mercado de trabalho para ter maior rentabilidade; elaborar proposta de preço do projeto com base nos custos do escritório, para todos os serviços; desenvolver “produtos” (tipos de serviços) que podem ser elaborados e vendidos pelo escritório, para aumentar a participação no mercado, e a rentabilidade do escritório; gerir os prazos e custos do projeto. E muitos outros.

Método de Ensino

O método de ensino do curso tem como foco a concepção de interatividade, permitindo uma combinação de interação entre os cursistas e professor-tutor, com o uso das ferramentas online.
As ferramentas online consistem em vídeo aulas, fóruns de discussão e de dúvidas, atividades e textos de apoio. A estrutura estabelecida permite a adequação do desenvolvimento do curso à rotina do cursista.
As dúvidas são sanadas em ambientes de fóruns de dúvidas ou mensagens ao professor pela plataforma.
O aluno ficará com o acesso ao curso em tempo integral e poderá realizar seus estudos, assistir vídeos aulas e realizar sua produção de atividade livremente, sem momentos ou horários definidos.
O curso permitirá, além do aprendizado com flexibilidade de tempo e espaço, a possibilidade de networking (contatos profissionais) entre os participantes.

Conteúdo Programático
Escopo do Serviço, Custos do Escritório e Preço do Projeto

– A importância do marketing nos escritórios de projeto; – A adaptação da proposta ao mercado;
– Os “produtos” que o escritório deve ter; – Definir o escopo do serviço (planos, projetos, consultorias, e outros) a ser oferecido ao cliente, que atenda ao escritório e ao cliente;
– Quantificar o serviço – Orçar os custos diretos para executar o projeto ou serviço, e os custos indiretos do escritório;
– Orçar o preço do serviço (honorários) – adequado ao mercado e rentável para o escritório;
– Exercícios e exemplos de aplicação da metodologia em propostas técnicas e de preço para projetos e serviços.

Gestão Empreendedora do Escritório de Projeto

– O profissional de projeto como um empreendedor;
– O escritório como um negócio profissional;
– Conceitos de gestão voltada para o escritório de projeto;
– Analisar o mercado e acessar novos clientes e nichos de mercado;
– Ampliar as áreas de atuação do escritório;
– Ganhar novos clientes;
– Negociar com o cliente para atender o cliente e o escritório;
– Adaptar a proposta ‘as condições de mercado para ganhar sempre;
– Redigir a proposta tecnicamente adequada ao escritório e ao cliente;
– Utilizar técnicas de orçamento voltadas para cada tipo de serviço;
– Conseguir mais contratos para o escritório, aplicando técnicas de comercialização
– Fazer a Gestão dos projetos, serviços, e do escritório utilizando procedimentos e instrumentos específicos para projetos;
– Implantar no escritório um sistema de coordenação de projeto e controles gerenciais;
– Controles das atividades de projeto.

Professor-tutor

Prof. Dr. Arq. Walter Maffei
ARQUITETO COM VASTA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
• Arquiteto, Executante e Gerente de Projetos, Gerente de Obras, e Professor Universitário• Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie – S.Paulo;
• Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP – 1989 e 1983.

Atividades Docentes em Universidades e de Cursos de Extensão Profissional:
• Professor titular de Projeto dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas SP – 1992 a 2010;
• Professor titular de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbí SP – 1997 a 2016;
• Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento & Marketing de Projeto: da FUPAM (FAU USP); AEA Academia de Engenharia e Arquietura; Consultre; Câmara de Arquitetos SP; Ycon SP; Spazio Idea PR; IABs, Sindicatos e Associações de Arquitetos e Engenheiros; e CREAs; e empresas e órgãos públicos em diversas cidades;

Atividades Profissionais:
– Escritório de Arquitetura e Gerenciamento Ubirajara Ribeiro & Walter Maffei Arquitetos de 1965 a 1973.
– Montreal Engenharia S.A. – IESA Internacional de Eng. S.A. – De 1973 a 1998 – atuando em elaboração e gerenciamento de grandes e complexos projetos de arquitetura, gerenciamento de obras e montagens, para o setor público e privado.
– Escritório Maffei Arquitetura e Gerenciamento – de 1998 ao presente.

Executou e gerenciou os seguintes projetos principais:
• Venceu o Concurso de Ideias do Plano Piloto do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (Cumbica), e elaborou: o Plano Diretor e o Anteprojeto do mesmo aeroporto para a COPASP / MAER / INFRAERO.
• Estudo preliminar do 3º terminal de passageiros em 1998; INFRAERO.
• Gerenciamento do PDDT Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes do Estado de São Paulo; e Gerenciamento do Plano Nacional de Vias Navegáveis Interiores;
• Autor de 48 projetos industriais;
• Projetos de estações e terminais para o Metrô de São Paulo e para o Trem Metropolitano da CPTM;
• 108 projetos de edifícios para diversos fins: escolas, residências, escritórios, e outros;
• 14 projetos de arquitetura e urbanização de pontes, viadutos e elevados.
• Projetos e execuções de arte aplicada e design – painéis murais, esculturas, stands, e design gráfico.

Duração
30 dias
Esse é o tempo que o curso ficará disponível para o aluno,
que poderá acessá-lo no momento que desejar, quantas vezes desejar.

Carga Horária
24 horas
Esse é o tempo estimado que o aluno precisará se dedicar
para concluir o curso.

Investimento
R$ 650 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo em formato digital;
2) Emissão de certificado em formato digital.

Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br

BrasilArgentinaChileAngolaParaguai